terça-feira, 1 de maio de 2012

Vencedores da enquete!!

Olá semi-deuses!
Bom eu vou fazer uma sobre o Hades, por que mesmo sendo o Deus dos Mortos, ele venceu também!!!
Não é? Então lá vai!

O deus Hades (gr. Ἅδης), irmão de Zeus, era o soberano do mundo subterrâneo, destino final da sombra dos mortos; seu nome significa "o invisível". Era também conhecido por Plutão (gr. Πλούτων), que significa "rico", pois era proprietário de todas as riquezas que existem sob a terra.

A partir do Período Arcaico, Hades era considerado filho de Crono e de Réia, e irmão de ZeusPosídonHera,Deméter e HéstiaAcredita-se que durante a titanomaquia ele recebeu dos ciclopes um capuz ou capacete que tornava seu portador invisível. Na partilha que se seguiu à luta, coube-lhe o controle do mundo subterrâneo e dos mortos.
Hades aparece raramente nas lendas, embora seja muito mencionado. Os principais episódios de que participa são o do rapto de Perséfone (Koré), com quem mais tarde se casou; o do 12º trabalho de Héracles; e o de Orfeu eEurídice. Não teve filhos.
O reino de Hades (frequentemente abreviado para "o hades") era primitivamente localizado no extremo ocidente, além do rio Oceano (Od. 10.508-12), ou diretamente abaixo da superfície (Il. 20.61-6). Esse último conceito veio a moldar, séculos mais tarde, a idéia de "inferno" das religiões européias e asiáticas.
O hades era um lugar sombrio e sinistro, franqueado por um portão monumental. Os mitos mais antigos nos fornecem poucos detalhes, mas as versões mais tardias são ricas em pormenores. Uma das entradas, por exemplo, era o rio Aqueronte (Od.10.513-4).
Quando alguém morria, era levado pelo deus Hermes até o Hades, onde bebia a água do Rio Lete, que trazia o esquecimento da vida terrena, e atravessava o rio Estige em uma barca, conduzida pelo severo Caronte. Como pagamento, o barqueiro recebia um óbolo, a moeda de menor valor, que os parentes colocavam na boca do falecido. O morto atravessava então os portões monumentais, eternamente guardados por Cérbero, cão de três cabeças e cauda de serpente. O feroz guardião permitia a entrada de todos, porém não deixava ninguém sair.
Finalmente, diante de Hades e Perséfone, o defunto enfrentava a sentença dos severos e justíssimos juízes dos mortos — Minos, Radamante e Éaco —. Segundo seus méritos, era conduzido aos aprazíveis Campos Elíseos[1] ou aos tormentos eternos...
De Hades, nenhum favor ou benefício era esperado; assim, ele não tinha templos e nenhum culto específico lhe era dedicado. Seu nome não era pronunciado, e a ele se referiam através de eufemismos. Era, também, raramente representado; quando isso ocorria, mostravam-no com um cetro, e às vezes com uma cornucópia, símbolo da fartura e da riqueza.
No sul do Épiro, porém, na cidade de Éfira, ficava um famoso oráculo dos mortos, o necromanteion; ele era, de certa forma, um santuário de Perséfone e Hades. A construção parecia um labirinto, com corredores tortuosos e salas sem janelas situadas abaixo e acima do chão.
 Hades e Cérbero.

 Entrada para o Reino de Hades, guardado pelo cão infernal, chamado Cérbero.

E sobre Poseidon ;D


Na mitologia grega, Poseidon era o deus dos mares. Representado como um homem forte, com barbas e segurando sempre um tridente. Era filho do titã Cronos e Rea, irmão de Zeus (deus dos deuses) e de Hades (deus das almas dos mortos, do subterrâneo).
De acordo com a mitologia grega, Poseidon teve várias amantes e com elas vários filhos como, por exemplo, o gigante Órion e o ciclope Polifemo. 
Poseidon aparece em vários mitos da Grécia Antiga. Num deles, Poseidon é deus dos mares, filho de Cronos com Réia e é o filho mais velho dentre os seis filhos de Cronos (ZeusHadesHéstiaHera,Deméter Poseidon), é conhecido como deus supremo dos mares e dos terremotos, também é conhecido como o deus dos cavalos, que os gregos achavam ser seu símbolo.
             Poseidon é o filho mais velho e também o primeiro a ser ressucitado, pois quando Zeus derrotou          Cronos, ele obrigou Cronos a vomitar os irmãos e a traze-los de volta a vida.
             Uma vez Poseidon disputou com Atena para ver quem ia ser o padroeiro da cidade Atenas,  Poseidon foi o primeiro, ele pegou uma lança e jogou longe criando o ínicio da acrópole de Atenas, e Atena criou uma oliveira, adivinha quem ganhou, a Atena óbvio.
Poseidon assim como Zeus era um amante nato, teve vários filhos, mas diferente de Zeus seus filhos eram maléficos e/ou muito temperamentais.

Poseidon se casou com Anfitrite, com quem teve Tritão, o deus dos abismos oceânicos (quem ajudou Jasão e os argonautas a recuperar o velocino de ouro). Num outro mito ajudou os gregos na Guerra de Tróia. Fez isto para se vingar do rei de Tróia que não havia lhe pagado pela construção do muro na cidade.
Na mitologia romana, Poseidon é conhecido como Netuno.

E claro, não posso deixar de mencionar aqui, nosso aniversário de 1 semana!!!!!

Que já foi mencionado pelo Gustavo, membro da equipe de redação.
Mas, além disso, gostaria de agradecer aos nossos leitores, que já foram mais 170 vizualizações (uma salva de palmas!), a nossa equipe maravilhosa, composta por mim (Laura), pelo Gustavo e pela Roberta, (uma salva de palmas!De novo).
E pela cooperação dos escritores dos outros blogs sobre o livro, por me dar inspiração e por autorizar a re-postagem de seus materiais.

Obrigada!! Até a próxima postagem!!

Postado por Laura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário